O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alertou Israel contra uma potencial ocupação da Faixa de Gaza, em um dos apelos públicos mais notáveis, enquanto os israelenses respondem aos ataques terroristas deste mês feitos pelo Hamas.
Em uma entrevista ao “60 Minutes”, da CBS, que foi ao ar no domingo (15), Biden disse que seria um “grande erro” Israel ocupar Gaza. Israel tem sinalizado que está se preparando para uma invasão terrestre na Faixa de Gaza, mesmo quando uma crise humanitária cresce dentro do enclave costeiro palestino.
Biden pediu proteção dos civis, e os EUA têm trabalhado para aliviar a escassez de alimentos, água e gás.
“O que aconteceu em Gaza, na minha opinião, é o Hamas, e os elementos extremistas do Hamas não representam todo o povo palestino”, disse Biden ao jornalista Scott Pelley.
Biden disse acreditar que o grupo radical islâmico Hamas deveria ser totalmente eliminado, “mas é preciso haver uma autoridade Palestina. É preciso que tenha um caminho para um Estado Palestino”.
Os comentários representam uma das poucas vezes em que o presidente dos EUA apelou a Israel para fazer ter alguma restrição na resposta aos ataques terroristas do Hamas, que deixaram 1,4 mil mortos.
Em resposta, Israel lançou uma campanha de bombardeio massivo na região norte da Faixa de Gaza, a partir da qual o Hamas lançou o ataque terrorista.
Michael Herzog, o embaixador israelense nos Estados Unidos, disse a Jake Tapper, da CNN, no domingo, que Israel não pretende ocupar Gaza após o fim do conflito.
Fonte: CNN Brasil