O Partido Liberal (PL), sob a liderança do Vice Prefeito e Presidente Metropolitano, André Gomes, juntamente com seu irmão, Senador Eduardo Gomes, fará de 08 a 10 Vereadores.
Em reunião convocada, o Presidente Metropolitano, afirmou: “Elegeremos a Prefeita Janad no 1° turno e faremos de 08 a 10 Vereadores”.
Contexto Atual da Distribuição de Cadeiras
O entendimento do Senador Eduardo Gomes é baseado na atual forma de distribuição das vagas, que garante vantagem ao Partido Liberal.
- ENTENDA
Na segunda forma de distribuição, aquelas não preenchidas após a primeira distribuição — somente os partidos que alcançarem 80% e os candidatos que alcançarem pelo menos 20% do quociente eleitoral serão eleitos nessas vagas remanescentes.
A Estratégia do PL para Ampliação da Bancada
Atualmente, o partido conta com seis vereadores em mandato: Jucelino, Joatan de Jesus, Laudecy Coimbra, Mauro Lacerda, Josmundo e Nego. Além desses, o PL possui três ex-vereadores notáveis:
- Sadi Cassol, ex-senador da República, que possui uma significativa experiência política.
- Tenente Célio, que obteve mais de 185 mil votos no estado, sendo 43 mil na Capital, evidenciando sua força eleitoral.
- Lúcio Campelo, que começou sua trajetória como vereador em 2008 e foi reeleito em 2012 e 2016.
- Gerson Alves, ex-vereador, com forte histórico político.
Além desses, o PL conta com fortes candidatas mulheres; o suplente de Deputado Estadual, Thiago Borges, filho do Deputado Federal Eli Borges, e os já testados e suplentes: Epitacio Brandão, Gleydson da Tocantins TV, Claudemir Lopes.
Pelo tamanho das personalidades na nominata, juntamente com o maior recurso de Fundo Eleitoral, fará com que o Partido tenha pelo menos 04 vereadores na primeira distribuição, e pelo menos mais quatro, podendo ser seis, eleitos na segunda forma de distribuição, visto que estes ultrapassarão a cláusula mínima de 20% consagrando assim, PL a maior bancada da Câmara Municipal com 08(oito) até 10(dez) Vereadores.